Mercado do boi gordo é marcado por preço recordes em 2019

Exportações de carne estiveram acima das 100 mil toneladas durante ano

27/12/2019 às 14:00 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) o ano de 2019 deve ser lembrado por muito tempo pela pecuária nacional. Segundo pesquisadores do indicador, depois de atravessarem o primeiro semestre registrando pequenas oscilações, os preços do boi gordo e da carne passaram a subir no início do segundo semestre, sendo alavancados em novembro, quando atingiram recordes reais.

Nos mês de dezembro, os valores se enfraqueceram, mas, ainda assim, encerraram o ano em patamares elevados. Pesquisadores do Cepea indicam que, ao longo do período, ficou evidente ao setor a importância da atuação no front externo e nos nichos de mercado. Novas plantas frigoríficas foram habilitadas para exportar a carne à China, principal destino do produto brasileiro.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de carne estiveram acima das 100 mil toneladas o ano inteiro, atingindo recordes de volume e de receita. Com a procura doméstica ainda fragilizada na maior parte do ano devido ao baixo poder de compra da população, as exportações acabaram ajudando a escoar a produção e a sustentar os valores internos da arroba e da carne.

Com informações do Cepea


Últimas Notícias