
A colheita de café arábica na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) iniciou setembro em 96% do total estimado. A safra entra na reta final no Cerrado Mineiro e, do volume colhido até o dia 4 deste mês, 83% dos frutos já foram beneficiados, apresentando rendimento médio de 480 litros por saca de 60 kg beneficiada, um dos melhores rendimentos observados nos últimos anos. Na mesma época de 2025, os trabalhos estavam em 98%.
Segundo os técnicos de campo da entidade, o avanço percentual da colheita, nessa fase, tende a ser menor, uma vez que a maioria das propriedades avaliadas já concluiu a operação, restando poucas áreas em finalização, o que reforça a proximidade do encerramento da “colheita de árvore”.
A cooperativa estima que aproximadamente 30% da produção da safra atual tenha caído ao chão – devido à ocorrência de chuvas durante o período de colheita – e, desse percentual, 67% já foram recolhidos. “Com isso, o recolhimento de chão permanece como uma das principais atividades neste momento”, indicam.
Também conforme os técnicos da Expocacer, o percentual médio de catação dos cafés recebidos permanece acima de 20%, influenciado, especialmente, pela maior participação dos cafés provenientes do chão.
Um ponto de atenção que eles apontam nessa etapa é a ocorrência da florada. As últimas chuvas ocorridas na região, nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, serviram de estímulo para a quebra da dormência dos botões florais e para a abertura de uma florada significativa, que já é observada na maioria das lavouras da região.
O desenvolvimento das flores foi observado, principalmente, em lavouras que vieram de safra média/baixa, jovens e/ou esqueletadas, que tiveram uma florada mais concentrada, a qual foi a maior observada para a colheita do ciclo 2026/27 até então.
De acordo com os técnicos da Expocacer, com a probabilidade de ocorrência de novas precipitações nos próximos dias, a expectativa é que haja um bom pegamento desta florada e da ocorrência de novas floradas nos próximos dias.
Diante desse cenário, os profissionais de campo da cooperativa recomendam aos produtores a finalização da colheita e a realização das operações de proteção da florada, além de se atentarem à possibilidade de ocorrência de ataque mais precoce da broca-do-café e, especialmente, à nutrição da lavoura, já que os frutos também entrarão em fase de granação mais cedo, exigindo energia das plantas.
Os agrônomos da Expocacer recomendam, ainda, atenção total à previsão climática para esta semana, que pode registrar novas chuvas de forma generalizada.
Conforme eles, de acordo com as características de cada propriedade, deve se priorizar a finalização da colheita, o manejo fitossanitário para proteção da florada e o manejo da irrigação de acordo com a umidade do solo, de maneira a garantir as melhores condições para a produção da próxima safra.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Nos últimos dias, o Cerrado Mineiro recebeu chuvas pontuais, sendo registrados, entre 26 de agosto e 2 de setembro, aproximadamente 9 milímetros no município de Patrocínio. Nas cidades próximas, os acumulados variaram, com destaque para os registros em Araxá (29,6 mm), Patos de Minas (24,9 mm) e Monte Carmelo (17,6 mm).
Aos próximos dias, há possibilidade de novas precipitações, mas com volumes baixos e distribuição irregular. Assim, os técnicos da Expocacer recomendam aos cafeicultores atenção às atualizações meteorológicas, principalmente quanto à confirmação e à distribuição das chuvas previstas para adotarem as melhores ações.
Informações: Assessoria EXPOCACER