Média diária de volume exportado de milho caiu na segunda semana de dezembro

Mesmo com este cenário, total por dia é 47,7% maior frente ao mês no ano passado

20/12/2019 às 08:19 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Brasil embarcou, em média, 268,6 mil toneladas de milho grão por dia em dezembro, até a segunda semana, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O ritmo desacelerou, em comparação às 323,4 mil toneladas exportadas diariamente na primeira semana do mês.

Além da desvalorização do dólar em relação ao real, que impacta diretamente nos embarques, historicamente a demanda tende a diminuir ao longo de dezembro. Para as semanas seguintes, a expectativa é de queda na média diária exportada.

Essa menor movimentação para exportação, somada ao ritmo mais lento da demanda interna, diminuiu a pressão de alta sobre as cotações desde meados do mês e a expectativa é de mercado mais frouxo, ligeiramente, nas últimas semanas do ano.

É importante destacar que, apesar do recuo nos embarques na segunda semana, o volume médio diário exportado em dezembro, até então, é 25,3% maior que a média de novembro deste ano e 47,7% frente a dezembro do ano passado, o que limita as quedas nos preços no mercado brasileiro.

No acumulado de janeiro a novembro de 2019, o Brasil embarcou 40,5 milhões de toneladas de milho grão, o que representa alta de 109,9% em relação ao mesmo período de 2018.

 

Com informações da Scot Consultoria
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias