Bom volume de chuvas contribui na recuperação das lavouras e anima cafeicultores

Plantações foram prejudicadas pelo tempo seco e quente

19/12/2019 às 10:03 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo consulta realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), dezembro tem sido positivo para os cafeicultores brasileiros. As chuvas constantes ao longo das últimas semanas vêm contribuindo na recuperação das lavouras, que estavam debilitadas após o tempo seco e quente até outubro. Ainda que grande parte dos agentes consultados pelo Cepea não acredite em produção acima à da temporada 2018/19, devido às quedas de flores e de chumbinhos ao longo dos últimos meses, o cenário atual deve permitir produção volumosa em 2020/21. 

Além do clima favorável, os preços externos e, consequentemente, internos do café arábica ainda seguem firmes, o que anima os produtores brasileiros. Na parcial de dezembro, até o dia 17, a média no Indicador CEPEA/ESALQ do café tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, foi de R$ 545,98/saca de 60 kg, uma valorização de 14,9% frente a novembro (valores deflacionados pelo IGP-DI de novembro de 2019. 

Para produtores de robusta consultados pelo Cepea, as últimas semanas também foram positivas. Ainda que a variedade não tenha se valorizado tanto quanto o arábica, na parcial de dezembro, até o dia 17, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 teve média de R$ 314,81/sc, o que representa elevação de 3% frente a novembro. 

 

Informações por Cepea
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias