Foco de peste suína africana é registrado na Indonésia

Caso foi confirmado na última quinta-feira (12) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)

18/12/2019 às 11:33 atualizado por Estadão Conteúdo - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), registrou o primeiro caso de peste suína africana (PSA) na Indonésia. Segundo o comunicado da FAO, o foco da doença foi confirmado na província de Sumatra do Norte, na última quinta-feira (12) pelo Ministério da Agricultura do país. Desde o fim de setembro, no entanto, há relatos de aumento na mortalidade de suínos naquela região e em outras províncias próximas. A FAO destaca que está em contato com a Direção Geral de Serviços de Saúde Animal e Pecuária da Indonésia.

“O diretor de Saúde Animal solicitou à FAO que fornecesse recomendações sobre contenção e controle da PSA no caso de a doença ser confirmada como presente no país. A equipe da FAO está elaborando recomendações sobre o controle da ASF, apropriadas às condições da Indonésia”, informou a organização.

Neste segundo semestre, a Indonésia abriu o mercado para importação de carne bovina brasileira. Com isso, no fim de agosto, 10 frigoríficos foram habilitados. Em maio, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, se reuniu com o ministro da Agricultura da Indonésia, Amran Sulaiman, para discutir a abertura ao setor de proteína animal.

Durante o encontro, a ministra destacou que o Brasil tem condições de suprir a demanda dos indonésios, principalmente de carne bovina, por ser um fornecedor alternativo e com preços mais baratos em relação à carne da Austrália, de onde vem a maior parte do produto consumido no país. Na China, o surto de peste suína africana impulsionou as compras de carne bovina do Brasil no último trimestre do ano, como proteína alternativa ao suíno. Atualmente, os chineses já respondem por cerca de 24,5% do total exportado pelos brasileiros em carne bovina.

 

Informações por Estadão Conteúdo
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias