Tereza Cristina irá para a Índia em janeiro para tratar de exportações

Em pauta estará o embarque do etanol brasileiro ao país asiático

18/12/2019 às 09:54 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em reunião na última terça-feira (17), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina anunciou uma das primeiras agendas de 2020. Ela irá companhar a missão oficial do presidente Jair Bolsonaro à Índia em janeiro, para tratar da ampliação do mercado com o país. Parcerias na produção de etanol serão um dos temas, segundo a líder da pasta. "Um dos pedidos do primeiro-ministro [Narendra Modi] quando esteve aqui [na reunião de Cúpula do Brics] foi tratar de bioenergia", afirmou a ministra. 

Outro assunto é a perspectiva de venda de carne de aves para os indianos, que abriram o mercado para os produtos brasileiros. Em 2019, a Índia consumiu cerca de 5 milhões de toneladas de carne, total superior ao volume exportado de carne brasileira de frango para outros países, de 4 milhões de toneladas em 2018.

O consumo per capita é de 3 kg por pessoa por ano, considerado baixo, mas com previsões de crescimento para 9,1 Kg até 2030. No Brasil, de acordo com o Mapa, o consumo atual por habitante é de 45 Kg, na China, de 10,5 Kg, e nos Estados Unidos, de 43 Kg.

 

Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias