Safra de milho e soja da Argentina será prejudicada por recuperação judicial e escassez de chuvas

Empresas de análise afirmam que grande dívida e baixo volume de chuvas comprometem a safra dos argentinos

13/12/2019 às 16:31 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, as safras tanto de milho como de soja da Argentina correm sério risco para a temporada 2019/2020. Segundo os analistas, pelo menos dois fatores importantes perturbam o mercado de soja no país vizinho do Mercosul.

O primeiro é sobre qual rumo tomará a empresa Vicentín, maior esmagadora de soja argentina e que entrou em recuperação judicial na semana passada. Segundo a T&F, isso ocorreu não somente por sua “grande dívida com os produtores, mas também pelo vazio que sua saída gerou no mercado como comprador de peso”.

Em segundo lugar, como novo fator gerador de incerteza os vizinhos argentinos se preocupam com o clima seco. Os analistas da T&F informam que as previsões põe em risco a qualidade dos plantios de milho e soja do país – justamente no início das fases evolutivas dos cultivos.

“Por outro lado, chuvas intensas são oferecidas a partir do dia 16 de dezembro para todo o nordeste da Argentina, sul do Paraguai e sul do Brasil. Os totais pluviométricos já estão sendo projetados num raio de 30-60mm acumulados entre 16 e 17 deste mês. Caso tais chuvas sejam confirmadas, os problemas de seca na Argentina serão reduzidos e confinados ao sul do país, exclusivamente”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Com informações de Agrolink.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias