Vírus prejudicial ao gado e pouco conhecido é encontrado em vacas nos EUA

Vírus estava presente nas fezes dos animais e causaram diarreia

13/12/2019 às 14:35 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um vírus que afeta o gado que foi descoberto no Japão em 2003 chegou aos Estados Unidos. O kobuvírus bovino é bastante novo para a ciência, portanto seus efeitos nocivos não são totalmente compreendidos.

Estudos anteriores em outras partes do mundo descobriram o kobuvírus bovino em amostras fecais de bovinos com diarreia. O novo estudo confirmou essa associação sequenciando DNA microbiano em amostras de bovinos nos EUA. E ao analisar o intestino de dois bezerros que morreram após a infecção.

"Apenas o kobuvírus bovino foi detectado nos dois casos", disse o professor de medicina clínica veterinária da Universidade de Illinois, Dr. Leyi Wang, que liderou o novo estudo. "Isso fornece evidências de que esse vírus é o agente causador da diarreia”, completa.

Até o momento, nenhuma outra associação negativa com infecção bovina foi observada. No entanto, como quase ninguém na América do Norte está procurando o vírus em bovinos ou outras espécies, resta saber como esse agente emergente de doenças influencia a saúde, de acordo com Wang.

"O monitoramento contínuo do kobuvírus bovino é urgentemente necessário para determinar o quão difundido é", disse o pesquisador. "Os cientistas têm acesso a apenas algumas sequências genéticas desse vírus em bancos de dados públicos. Precisamos sequenciar esses vírus para aprender mais sobre sua diversidade genética e evolução”, indica.

Verificou-se que quatro das nove amostras analisadas na universidade abrigava kobuvírus bovino, informou a equipe. Todas as vacas infectadas eram do estado de Illinois e, em outras partes do mundo, o kobuvírus bovino foi detectado em cerca de 10 países da Ásia, Europa, América do Sul e África.

Com informações de Agrolink.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias