Conab prevê recorde para produção de grãos na safra 2019/2020

Expectativa é de 246,6 milhões de toneladas

10/12/2019 às 10:13 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou nesta terça-feira (10) a terceira previsão para a safra de grãos 2019/2020. O boletim indica produção de 246,6 milhões de toneladas, com aumento de 1,9%, o que equivale a 4,6 milhões de toneladas sobre a safra 2018/19. Os números registram novo recorde da série histórica.

A perspectiva positiva de crescimento para a área semeada permanece superior à safra passada, com variação de 1,5%, atingindo 64,2 milhões de hectares. A Conab informa que as culturas de segunda e terceira safras e de inverno terão os indicativos atualizados futuramente, próximo ao período de cultivo.

Soja
A expectativa é de crescimento para o grão em 2,6% na área plantada em comparação à safra passada. A estimativa aponta também para uma produção de 121,1 milhões de toneladas. As chuvas irregulares registradas no início do ciclo em estados da região Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo, apresentaram melhoras a partir do mês de novembro, o que favoreceu o avanço das operações de plantio. 

Na região do Matopiba, que contempla Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as mudanças climáticas interferiram na evolução da semeadura, mas a perspectiva é que o plantio seja realizado dentro do calendário próprio para a região.

Milho
A partir de janeiro, com a colheita da soja, começa a semeadura da segunda safra de milho, que representa 72% da produção total do cereal no país. O milho primeira safra mesmo com o crescimento de área em 1,2% com 4,2 milhões de hectares, continua perdendo espaço para a soja neste período. Nesta primeira fase, a estimativa de produção é de 26,3 milhões de toneladas. 

Algodão
A área do algodão, que teve grandes aumentos nas últimas duas safras, registra agora crescimento de 1,6%. A expectativa é que fique em 1,6 milhão de hectares. A produção estimada do algodão em caroço é de 6,8 milhões de toneladas e a da pluma, de 2,7 milhões de toneladas, similares, a safra anterior.

Feijão
Para o feijão primeira safra, a estimativa é de redução de 1,3% na área em comparação com a temporada passada. A cultura também perde espaço para a soja e o milho que apresentam melhor rentabilidade. 

Trigo
O trigo apresenta 97% da produção colhida. A expectativa é de atingir 5,2 milhões de toneladas, queda de 3,9% em relação a 2018.

 

Com informações da Conab
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias