Durante a 25ª Conferência das Partes da Conferência-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), na última quinta-feira (05), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aderiu à Plataforma de Ação Climática da América Latina e Caribe (Placa). Além do Brasil, subscreveram a iniciativa como membros fundadores a Argentina, Bahamas, Costa Rica, Chile, Guatemala, Peru e Uruguai.
A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da UNFCCC. Neste ano, a COP é realizada durante duas semanas em Madri, na Espanha, e visa debater medidas emergenciais para o combate do avanço das mudanças climáticas, além de discutir sobre o que já foi realizado e os passos seguintes.
A iniciativa PLACA tem como objetivo promover e potencializar a colaboração entre os países da América Latina e do Caribe para implementar medidas pertinentes às mudanças climáticas em agricultura, como pesquisa, capacitação, transferência de tecnologia, acesso a financiamento para adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
Também objetiva a previsão de cooperação em políticas sobre mudança do clima, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável e de aprimoramento de articulação com outras iniciativas e instituições internacionais. Em coordenação com os parceiros regionais, o Brasil tem como objetivo firmar-se globalmente como potência agroambiental, estimulando essas duas vertentes para que caminhem lado a lado.
Informações e foto de capa por Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira