Inmet prevê quantidades irregulares de chuvas em diversas regiões do Brasil

Instituto avalia que menor concentração será na região norte do Paraná e região do Matopiba

02/12/2019 às 15:02 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Apesar da estação chuvosa estar consolidada na maior parte do país e os mapas indicarem chuvas favoráveis para todas as regiões, produtores ainda relatam irregularidade da chuvas em alguns pontos, principalmente para região norte do Paraná e região do Matopiba.

Para entender melhor qual o cenário e previsão para os próximos dias, o Notícias Agrícolas conversou nesta segunda-feira (2) com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia.

O Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz explica que a quantidade de chuvas será irregular. "Vem ocorrendo em muitas áreas temporais localizados e intensos, porém em muitas áreas têm chovido pouco, apesar de estar chovendo em todas as regiões do Brasil". De acordo com o chefe, a situação de irregularidade mais preocupante é no Oeste da Bahia, Norte de Minas, Sul do Piaui e Maranhão, além do Norte/Oeste do Paraná.

Para Diniz, a irregularidade é que, apesar da convergência de umidade estar acontecendo, ela ainda não está sendo de maneira generalizada, fazendo com que a precipitação ocorra de maneira irregular. "A formação da nuvem não tem sido de maneira generalizada", explica.

A situação, segundo o meteorologista, é diferente das condições observadas em outros anos. "Pelo que a gente está vendo agora, como está indicando chuvas mais intensas nos próximos 15 dias, a gente acredita que possa ter uma mudança", comenta.

Com informações de Notícias Agrícolas.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias