Cotação do garrote na Bahia registra maior preço desde 1998

Patamar estabelece novo recorde de série histórica

02/12/2019 às 07:59 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com análise da Scot Consultoria, na Bahia houve crescimento da demanda por categorias mais eradas para giro rápido. Frente ao mês anterior, a maior valorização foi do garrote anelorado, com registro de 22,8%. Atualmente, a cotação está em R$ 2,1 mil, o que representa maior preço nominal da série, iniciada em setembro de 1998. 

O garrote foi seguido pelo boi magro, com alta de 20,2% no mesmo período e está cotado, atualmente, em R$ 2,5 mil. Nas categorias mais jovens, o crescimento nos últimos trinta dias foi de 14,1%, considerando a média do bezerro de ano e de desmama anelorados. 

Com as cotações mais elevadas, na média de todas as categorias, a relação de troca teve queda de 8,0% no último mês. Em outubro passado, com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 1,67 garrote, o que no presente cenário equivale-se a 1,47. Esta diferença representa piora de 11,9% no poder de compra do recriador/invernista. 

De acordo com a entidade, com a oferta insuficiente para atender a demanda, associada aos preços firmes da arroba do boi gordo, a expectativa é que o mercado de reposição continue firme nas próximas semanas. 

 

Com informações da Scot Consultoria
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira
 


Últimas Notícias