Prazo para cadastro obrigatório de animais é estendido no PR

Produtores rurais devem cadastrar todos os animais de interesse econômico

29/11/2019 às 19:30 atualizado por Rafaela Flôr - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) prorrogou, nesta sexta-feira (29), a atualização do cadastro de animais para até o dia 20 de dezembro (Portaria nº 366). Os pecuaristas que não cumprirem o novo prazo estarão sujeitos a multa e podem ter a Guia de Trânsito Animal (GTA) bloqueada. A atualização é obrigatória (Decreto Estadual 12.029/2014) para os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie, como bovinos, bubalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas. Esse banco de dados auxilia na rastreabilidade e sanidade do rebanho, prevenindo diversas doenças.

A campanha começou em 1º de novembro e encerraria neste sábado (30). “Nós decidimos estender o período de campanha para garantir o cumprimento da meta de 243,1 mil produtores cadastrados, o que deve fortalecer a transparência e controle do trânsito de animais no Paraná”, diz o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.

Para fazer a atualização cadastral, basta acessar o site da Agapar ou comparecer às unidades locais da agência, escritórios de atendimento do município ou sindicatos rurais. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do link “Fale Conosco” no site ou na unidade mais próxima.

Com informações de Assessoria da Agapar.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias