Governo autoriza registro de 57 defensivos agrícolas

Publicação foi realizada no Diário Oficial da União

27/11/2019 às 10:05 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi publicado nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União, o Ato nº 82, de 25 de novembro de 2019, que libera o registro de 55 defensivos agrícolas. Além deles, também foi autorizado o uso de um produto biológico à base da vespa Telenomus podisi para combater o percevejo marrom, praga da cultura de soja, e um defensivo feito a partir de óleo de casca de laranja para enfrentar o pulgão em pequenas culturas como alface, agrião, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho e rúcula. 

“Atualmente, o percevejo marrom é uma praga de grande importância na cultura da soja, que só contava com opções químicas para o seu controle. Esta vespa parasita ovos do percevejo marrom favorecendo uma diminuição populacional da praga e aumentando o número de inimigos naturais no campo”, explica o coordenador de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio.

A publicação pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O registro dos 55 novos defensivos são de genéricos, a base de ingredientes ativos que estavam presentes em outros produtos existentes no mercado. O objetivo da aprovação de produtos genéricos é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos defensivos, o que faz cair o custo de produção. 

Entre os defensivos genéricos que tiveram o registro publicado, 12 são produtos biológicos ou orgânicos, que podem ser usados tanto na agricultura orgânica quanto na tradicional.

 


Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira
 


Últimas Notícias