Agricultura

Chuvas favorecem semeio de soja no MT e PR, diz Cepea

Pelo atraso das chuvas, colheita pode atrasar

25/11/2019 - 11:39 | Por Rafaela Flôr - SBA

De acordo com boletim publicado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgadas nesta segunda-feira (25), as chuvas da semana passada favoreceram o avanço do semeio da soja em muitas regiões acompanhadas pelo Cepea e a finalização das atividades em Mato Grosso e no Paraná.

O início tardio do cultivo da oleaginosa, no entanto, deve atrasar um pouco a colheita e, consequentemente, o semeio da segunda safra, especialmente no caso do milho. Fundamentados nesse possível atraso da entrada da safra 2019/20, sojicultores consultados pelo Cepea seguem retraídos nas vendas, à espera da continuidade das altas, até pelo menos o primeiro trimestre de 2020.

Além disso, segundo o boletim, as incertezas quanto ao acordo comercial entre os Estados Unidos e a China resultaram em aumento dos prêmios e dos preços no Brasil, tendo em vista que esse cenário favorece as exportações nacionais. a partir de resultados das pesquisas do Cepea, o avanço nos valores domésticos também está atrelado à expressiva depreciação do Real frente ao dólar, que tende a atrair importadores para o Brasil.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá fechou a R$ 90,69/saca de 60 kg na última sexta-feira (22), elevação de 0,5% em relação ao dia 14. O Indicador CEPEA/ESALQ Paraná subiu 0,9% entre 14 e 22 de novembro, finalizando a R$ 85,40/saca de 60 kg na sexta.

Com informações de Cepea.
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira.

Compartilhar

Últimas Notícias