Criadores argentinos fazem expedição no Brasil e conhecem animais Nelore do Golias

Viagem é oferecida a clientes de empresa argentina de nutrição animal

19/11/2019 às 16:53 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Pecuaristas argentinos visitaram a fazenda Água Branca, em Birigui (SP), para conhecer a produção de gado com a genética resgatada do Golias. Os animais tem se destacado pela qualidade da carne e grande produção de leite de matrizes Nelore. O grupo de criadores veio ao Brasil com o objetivo de visitar vários sistemas de produção.

O responsável pelo roteiro turístico, Roberto Barcelos conta que a viagem é promovida anualmente por uma empresa argentina de nutrição e convida clientes para conhecerem a produção de gado brasileira. Durante a expedição, Barcelos leva os visitantes para palestras em universidades e em criatórios. "Esse ano iniciamos na Universidade de Botucatu, eu e professores da universidade fizemos palestras sobre a produção no Brasil. Agora, fazemos visitas nas principais fazendas produtoras de carne, confinamentos e frigoríficos. Não podíamos deixar de mostrar o Nelore do Golias, pois até o momento eles viram apenas o Nelore de commodity e o contraponto é mostrar, também, o Nelore de qualidade".

Criadores argentinos fizeram expedição em fazenda no interior de SP para conhecer seleção genética do Golias. (Foto: Gustavo D'angelo)

O titular do criatório, Fabio Almeida explica que o Projeto Carne estar no roteiro da expedição tem o objetivo de mostrar aos criadores argentinos que a produção de carne no Brasil, principalmente o Nelore, tem qualidade. "Eles puderam ver que o Nelore do Golias é um gado extremamente dócil, manso, produtivo, de carcaça moderna, um gado largo e profundo e com temperamento extraordinário".

Almeida destaca que os visitantes adquiriram sêmen dos touros da fazenda para levar à Argentina, com a finalidade de utilizarem no gado Brangus, animal tipicamente produzido no país. O titular considerou a expedição produtiva para a fazenda.

O criador e visitante argentino, Diego Pones enfatiza que está surpreso com a qualidade das fêmeas e dos machos com a genética do Golias produzidos na fazenda. "De toda a viagem no Brasil, não vimos animais com qualidade similar em nenhum outro lugar que visitamos".

E o administrador, Cesar Toni Fusero destacou que o trabalho feito com a seleção genética gerou animais padronizados e bem feitos. "É um grande trabalho de perseverança e consistência em querer fazer as coisas bem. Para nós, é o melhor da experiência ver que tem gente que se preocupa em fazer todos os dias exatamente o mesmo e consistentemente bem".

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira.


Últimas Notícias