Previsão de safra de soja do Brasil é recorde com 120,7 milhões toneladas

Expectativa anterior previa 121 milhões de toneladas, entretanto, novo valor ainda deixa colheita com número recorde

18/11/2019 às 14:30 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo informações da Reuters, a consultoria AgRural divulgou uma nova projeção para a safra 2019/20 de soja do Brasil. A projeção divulgada em outubro, previa uma safra de 121 milhões de toneladas, enquanto a previsão, divulgada nesta segunda-feira (18), considerou uma colheita de 120,7 milhões de toneladas do grão. 

O ajuste negativo no panorama utilizou na questão de produção, a linha de tendência histórica de produtividade dos Estados, segundo o analista Adriano Gomes. O Brasil, até a última quinta-feira (14), havia plantado 67% da área projetada, com 36,4 milhões de hectares. Outro ponto apontado pela AgRural foi o atraso no plantio de soja, no comparativo com a temporada passada. Fato, que, de acordo com o estudo, não deve influenciar na produção.

Influência no plantio do milho

Entretanto, o atraso na soja, segundo o analista do estudo, pode influenciar na segunda safra de milho, semeada após a colheita da soja. Por outro lado, o fator principal de influência é o clima a partir do momento que a segunda safra estiver no campo. Adriano Gomes ressalta os riscos do plantio atrasado de milho. “O maior risco é no oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, que podem pegar geada no final de maio e junho... O maior risco é o frio, além de veranico (falta de chuva) durante enchimento de grão”.

Com informações da Reuters

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira 


Últimas Notícias