Brasil assina acordo que viabiliza exportação de melão para a China

Acordo foi assinado durante a reunião da Cúpula do Brics

13/11/2019 às 16:14 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Leandro Lobo/Embrapa

Segundo divulgação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil fechou acordo com a China que viabiliza a exportação de melão para o país asiático. Por outro lado, a venda de pera pelos chineses pode ser realizada para o mercado brasileiro. Os compromissos foram firmados nesta quarta-feira (13) na reunião da Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realizada em Brasília. 

A reunião foi presidida pelo Jair Bolsonaro, com a presença do presidente Vladimir Putin (Rússia), o primeiro-ministro Narendra Modi (Índia), o presidente Xi Jinping (China) e o presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul. A ministra Tereza Cristina também esteve presente e afirmou que as negociações vão além dos acordos assinados nesta quarta-feira (13). Segundo ela, os países também acertaram questões acerca do certificado sanitário para a exportação de farelo de algodão brasileiro, da exportação de farelo de soja e ampliação das vendas de café brasileiro para os chineses.

A medida negociada que proporciona a exportação de melões foi negociada durante a visita recente do presidente e da ministra à China. Além da diversificação da pauta exportadora agrícola para o país asiático, o protocolo tem potencial de alavancar a fruticultura brasileira, principalmente voltado para o Nordeste, que hoje direciona as vendas externas para o continente europeu. 

Com informações do Mapa

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira


Últimas Notícias