Algodão colorido produzido pela Embrapa pode ser usado na fabricação de jeans com menos volume de água

Jeans convencional utiliza entre quatro e 11 mil litros de água

13/11/2019 às 11:30 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O algodão naturalmente colorido BRS Rubi, desenvolvido pela Embrapa, será matéria-prima para a confecção do denim, tecido usado na produção de jeans. Por não passar pelo processo de tingimento, o novo jeans usa menos água em sua fabricação em comparação ao tradicional índigo blue. O produto será o primeiro jeans brasileiro fabricado a partir de algodão colorido.

Segundo Luís Sávio Pinheiro, gerente de tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, onde o tecido foi desenvolvido, a diminuição do volume de água gasta é significativa. “Para produzir uma calça jeans azul no Brasil são necessários entre quatro mil e 11 mil litros de água em toda a cadeia, desde a irrigação ao beneficiamento e acabamento final do produto. Já o algodão colorido, não é irrigado e não necessita de tingimento. Portanto, consome menos água”, compara.

O socioeconomista da Embrapa Algodão (PB), Gilvan Ramos, avalia que com o novo produto, a demanda e produção de algodão naturalmente colorido tendem a crescer. “O estado da Paraíba ainda produz muito pouco, são 293 hectares plantados em 2019 e 391 toneladas colhidas de algodão em rama. Isso representa apenas 140 toneladas de pluma pronta para a fiação”, avalia.

 

Com informações da Embrapa/ Foto de capa por Senai
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias