Mandioca é uma cultura rústica e adaptada às condições do cerrado

Cerca de 85% da produção de raízes vem de pequenas áreas de plantio

12/11/2019 às 11:40 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, tem recebido nos últimos meses demandas por informações a respeito do cozimento da mandioca de mesa, conhecida como mandioca amarela. Muitas pessoas tem entrado em contanto com a unidade para saber o motivo do alimento não estar cozinhando.

A mandioca é uma cultura rústica e adaptada às condições de cerrado. Cerca de 85% da produção de raízes vem de pequenas áreas de plantio, apresenta alta produtividade das raízes.

Devido à extensão do Brasil, as condições ideais para o plantio de mandioca não coincidem nos mesmos meses em todas as regiões. Nas condições dos Cerrados, a época ideal de plantio de mandioca é nos primeiros meses do período chuvoso, ou seja, de outubro a janeiro. Quanto mais cedo o plantio, melhor a reação da cultura quanto à ocorrência de pragas como a mosca do broto, ácaros e percevejo-de-renda, além de melhores condições para o controle de ervas daninhas. De acordo com o pesquisador Auro Osubo, é comum neste período de chuva o alimento não se desenvolver muito bem, porém com uma boa fertilidade do solo e utilização de variedades que existem no mercado, mesmo nesta época do ano, é possível encontrar mandioca que cozinhe.


Últimas Notícias