Exames indicam que pescado da região afetada pela mancha de óleo no Nordeste está próprio para consumo

Análise é do Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC/RJ

12/11/2019 às 08:24 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou nota na última segunda-feira (11), sobre exames realizados em amostras de pescados de áreas atingidas pelo vazamento de óleo próximo ao litoral do Nordeste brasileiro. Os resultados apontaram o produto está próprio para consumo humano.

A pedido do Mapa, a análise foi realizada pelo Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC/RJ, com a observação dos níveis de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) - indicadores para contaminação por derivados de petróleo. As amostras foram coletadas em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), entre 29 e 30 de outubro, nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Confira a nota oficial emitida pelo Mapa

Em atenção à contaminação das praias do litoral nordestino por manchas de óleo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que recebeu, neste sábado (9), os 12 primeiros resultados das amostras coletadas para avaliação dos níveis de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) - indicadores para, entre outros, contaminação por derivados de petróleo. Os resultados revelam níveis baixos dos HPAs detectados em peixes e lagostas, não representando riscos para o consumo humano.

As amostras foram coletadas em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), na costa das áreas afetadas, nos dias 29 e 30 de outubro, e enviadas para análises no Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC/RJ. Ao todo, 37 compostos de HPAs foram avaliados.

As amostras para monitoramento da situação de segurança do consumo de pescado continuam sendo colhidas e, conforme a liberação dos resultados das análises, serão divulgados pelo Mapa, com atualizações das recomendações.

 

Com informações do Mapa

Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias