Plantio do capim exige técnicas eficientes

Época de plantio é importante e deve ser considerada para uma boa germinação da semente

11/11/2019 às 09:55 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

A seca de 2019, prejudicou o tempo de preparo do solo. Normalmente nesta época de novembro, os produtores já teriam passado pelo menos uma aração incorporando o calcário, que precisa reagir no solo por pelo menos 60 dias.

Depois da adoção, é preciso aguardar pelo menos 20 a 30 dias da germinação da semente, com as chuvas aplica-se o nitrogênio. De acordo com informações da Embrapa Gado do Corte, a expectativa é de uma janela com chuvas suficientes da daqui pra frente. A época de plantio é importante e deve ser considerada para uma boa germinação da semente e rápida formação da pastagem. Dessa forma, ocorrem menores perdas de solo por erosão e utilização mais rápida da pastagem. 

Outra medida usada para reduzir a erosão e o plantio no final das chuvas, obtendo-se apenas um crescimento inicial da pastagem que completará a sua formação no início da estação chuvosa seguinte, cobrindo rapidamente o solo e evitando assim a erosão. A Embrapa tem várias publicações que auxiliam o produtor rural, a utilizar técnicas importantes na utilização do plantio do capim.


Últimas Notícias