Operação no Paraná apreende 6.197 quilos de defensivos agrícolas ilegais

Multas resultaram no montante de R$ 1 milhão em multas

11/11/2019 às 08:21 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foram apreendidos 6.197 quilos de defensivos agrícolas ilegais no Paraná, entre os dias 4 e 8 de novembro, que resultaram na aplicação de R$ 1 milhão em multas. A operação Westcida foi realizada pela Superintendência Federal de Agricultura do estado, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nove pessoas foram presas em flagrante.

Por não terem registro no Brasil, os defensivos agrícolas ilegais não seguem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária. Assim, representam prejuízos ao agricultor pela baixa eficácia, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor. 

O objetivo da ação foi fiscalizar de forma integrada em propriedades rurais, fronteira internacional, pontos de ingresso, rodovias, depósitos e comerciantes no estado do Paraná, a receptação, o depósito e o uso de agrotóxicos ilegais (sem registro, contrabandeados e falsificados), produtos sem origem ou roubados. Em 10% das propriedades rurais fiscalizadas foram encontrados defensivos ilegais. Apesar desse número, a operação constatou que a quantidade de usuários que utilizam esses produtos deve ser maior, tendo em vista que alguns queimam as embalagens vazias após o uso para não deixar vestígios. 

Foram realizadas seis ações de fiscalização em propriedades e comerciantes da região Oeste e Sudoeste e reforço da fiscalização em outras regiões do estado. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e fiscalização de 60 denunciados por uso e comércio de agrotóxicos ilegais. Também foi feita a inspeção em 27 barreiras fixas e móveis em rodovias em todo o estado, nos pontos de ingresso e na fronteira com o Paraguai.

 

Com informações e foto de capa por Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias