China habilita sete plantas frigoríficas catarinenses para exportação de miúdos suínos

Anúncio foi realizado pela ministra Tereza Cristina nesta segunda-feira

04/11/2019 às 11:31 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, anunciou em sua conta pessoal no twitter, nesta segunda-feira (04), a habilitação de sete plantas frigorificas de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos para a China. “A habilitação é resultado das tratativas realizadas durante viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no fim de outubro”, afirmou a líder da pasta.

Na publicação, ela disse que as exportações terão início imediato e que medida movimentará a economia catarinense e gerará mais renda para os produtores rurais. Santa Catarina é o maior produtor de suínos do país e considerado Zona Livre de Peste Suína Clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2015. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR), no primeiro semestre de 2019, o estado embarcou 201,6 mil toneladas de carne suína, o que representa crescimento de 44,5% frente ao mesmo período de 2018. O faturamento com este volume foi de US$ 392,5 milhões. Em termos de quantidade, o estado respondeu por 58,7% das exportações brasileiras do produto.

 

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias