Governo autoriza pagamento de seguro-defeso aos pescadores prejudicados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste

Serão destinados R$59,9 milhões para arcar com o benefício aos pescadores da área atingida

25/10/2019 às 15:54 atualizado por Rafaela Flôr - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou nesta sexta-feira (25), a publicação do decreto, no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente em exercício Davi Alcolumbre, que permite o pagamento do seguro-defeso aos pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste. 

O Decreto 10.080/2019 autoriza a concessão do benefício excepcionalmente, quando houver "grave contaminação por agentes químicos, físicos e biológicos" para áreas e grupos específicos. De acordo com o decreto, o Mapa poderá prolongar o período de defeso por até dois meses, conforme estabelece a Lei nº 7.998/1990 (§ 5º do art. 4º).

Na última quarta-feira (23), o Mapa anunciou o pagamento de uma parcela do seguro-defeso em novembro para cerca de 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste. O governo federal vai destinar R$ 59,9 milhões para o pagamento do benefício aos pescadores da área marinha. Terão direito ao benefício os pescadores artesanais que receberam seguro-defeso neste ano e trabalham nas áreas atingidas pelo óleo, conforme mapeamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante o período de reprodução das espécies, em que os pescadores não podem trabalhar, é pago um salário mínimo por mês de defeso. O seguro defeso varia de três a cinco meses por ano, dependendo da área de pesca e da espécie. O pagamento é feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com informações de Mapa.
Texto supervisionado por Douglas Ferreira.


Últimas Notícias