Preço da Mandioca Sobe e Atinge Maior Valor Desde Maio

Avanço do plantio e menor oferta de lavouras de segundo ciclo mantêm matéria-prima valorizada na indústria

20/07/2026 às 08:14 atualizado por Junior Souza - SBA | Siga-nos no Google News
:

O preço da mandioca voltou a subir no mercado brasileiro. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a média semanal alcançou o patamar mais alto desde maio. O principal motivo para essa valorização é o descompasso entre a oferta e a procura: a quantidade de raízes disponíveis nas lavouras está abaixo da demanda das indústrias.

Dois fatores explicam essa retração na oferta: os produtores estão focados no avanço do plantio da nova safra e há menor disponibilidade de lavouras de segundo ciclo nas principais regiões produtoras.

Embora a escassez seja sentida na maioria das praças, o estado de São Paulo apresenta uma situação um pouco mais confortável. A produção paulista tem sido suficiente para suprir as indústrias locais e ainda atender fecularias do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Essa disputa entre compradores de fora para garantir a matéria-prima acabou impulsionando os preços também no mercado paulista.

Fonte: Cepea


Últimas Notícias

Whatsapp