Ministra Tereza Cristina fala sobre abertura de mercado chinês para melão e habilitação de novos frigoríficos brasileiros

Pronunciamento foi realizado em Pequim

24/10/2019 às 12:37 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, em viagem a China, reuniu-se na última quarta-feira (23) com o colega chinês, Han Changfu. Na ocasião, ela falou que o Brasil deve exportar melão e ter novos frigoríficos habilitados pelo país asiático. Em troca, importará pera chinesa.

Com isso, Tereza Cristina falou sobre a importância de mercado que se abre para a produção pecuária brasileira. “Hoje o mercado de carnes está em ebulição aqui, a necessidade é muito grande. Então, aqueles frigoríficos que estão preparados com os protocolos para exportar para China terão oportunidade, tamanha é a necessidade e a vontade de importar carne do Brasil”, assegurou.

Na área agrícola, está em discussão a possibilidade de protocolos para exportação de farelo de algodão e farelo de soja, negociações que exigem mais conversas entre as equipes técnicas dos dois países. Além disso, a China também manifestou interesse no açúcar e no etanol brasileiro. “Há interesse deles no açúcar, no algodão e até no etanol. [O etanol] entrou de maneira muito inicial ainda, muito pontual, mas vamos caminhar para uma discussão também sobre esse assunto”, afirmou a ministra.

 

Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias