
As bolsas de valores da Europa operam em baixa na manhã desta sexta-feira (17). O mercado europeu acompanha um movimento global de desvalorização que atinge em cheio as empresas de tecnologia, especialmente as ligadas ao setor de microchips e inteligência artificial (IA).
O índice pan-europeu Stoxx 600 registrava recuo de 0,63% nas primeiras horas da manhã, liderado pelo setor tecnológico, que despencou quase 3%. Entre os destaques negativos, a fabricante francesa Soitec tombava 7% em Paris, enquanto as holandesas ASML e ASMI recuavam 4% e 5% em Amsterdã, respectivamente.
O pessimismo é reflexo de perdas expressivas ocorridas na véspera em Nova York e na madrugada de hoje na Ásia. Investidores demonstram receio de que as ações de IA tenham subido rápido demais e que a enorme demanda por processadores não se sustente se a tecnologia não trouxer os lucros e a produtividade prometidos pelas empresas.
Além disso, o clima de cautela é reforçado pelas hostilidades contínuas entre Estados Unidos e Irã, que voltaram a encarecer o petróleo Brent em quase 2%. No cenário interno, a inflação da zona do euro desacelerou para 2,8% em junho, mas o resultado ainda preocupa por continuar bem acima da meta oficial de 2% do Banco Central Europeu. Com isso, as bolsas de Londres, Paris, Frankfurt, Milão, Madri e Lisboa operavam todas no terreno negativo.
Fonte: Estadão