Divulgação/Mapa
Nesta segunda-feira (21), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina iniciou sua agenda de compromissos na China. Neste primeiro momento, a ministra esteve com o administrador-geral da GACC, ministro Ni Yuefeng. O GACC é o órgão responsável pelas questões sanitárias e fitossanitárias na China, o objetivo da ministra foi conversar sobre a abertura de mercado para produtos agropecuários brasileiros exportados para a China.
A ministra esteve acompanhada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Leite Ribeiro, e o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal. Além de diretores de questões sanitárias e inspeção animal do ministério, adidos agrícolas e representantes da Embaixada do Brasil na China. Estes representantes brasileiros também tiveram encontro com executivos da BBCA Brazil. O grupo trabalha a tecnologia de fermentação biológica e debateu a abertura dos investimentos no Brasil.
Exportações para a China
Tereza Cristina esteve na China em maio deste ano e se encontrou com o representante da GACC. A visita teve como resultado a habilitação de 25 plantas frigoríficas do Brasil. Além disso, a China também habilitou 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos lácteos, como leite em pó, queijos e leite condensado.
Com informações do Mapa
*Texto com supervisão de Douglas Ferreira