Recriado o Conselho Deliberativo da Política do Café após extinção em abril deste ano

Colegiado deliberará sobre recursos do Funcafé

21/10/2019 às 09:23 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi recriado, por meio o decreto 10.071 no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (18), o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). Ele tinha sido extinto em abril deste ano e agora retorna para gerir a aprovação do plano de safra para o setor cafeeiro e do programa de produção da exportação do produto. Também será sua atribuição a autorização de programas e projetos de pesquisa e a avaliação das ações destinadas à manutenção do equilíbrio entre a oferta e a demanda do café.

A cafeicultura envolve cerca de 300 mil produtores, distribuídos entre 1.758 municípios e por volta de 8,5 milhões de postos de trabalho. O CDPC foi criado em 1996 e é composto por representantes dos produtores, cooperativas, industriais, exportadores e Ministérios envolvidos com a cadeia produtiva.

Segundo o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese, a retomada do Conselho permitirá o diálogo entre o governo e a iniciativa privada. "Esse diálogo é necessário para a formulação de políticas voltadas a esta cadeia produtiva e também para a condução do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), importante fonte de financiamento para o setor, com recursos da ordem de R$ 6 bilhões para essa safra", explica.

Com informações do Mapa

 

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira

 


Últimas Notícias