Pequenos proprietários de 95 municípios podem se regularizar no CAR em mutirão em MG

Atendimento é realizado na cidade mineira de Montes Carlos

18/10/2019 às 12:58 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O mutirão para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), começou em Montes Carlos (MG), na última quinta-feira (17). A medida visa atender pequenos agricultores de 95 municípios do cerrado mineiro que não fizeram o cadastro. O atendimento é realizado no Parque de Exposições da cidade e os interessados devem ir até o local munidos com a carteira de identidade, CPF e o documento do imóvel rural.

Ele visa atender os pequenos agricultores e agricultores familiares que não puderam cadastrar as propriedades com até 4 módulos fiscais que, na cidade, tem a área de até 160 hectares. O CAR é uma ferramenta estratégica de planejamento territorial, obrigatório para todos os imóveis rurais.

Foi criado pela Lei nº 12.651/2012 e a inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Visa integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas.

As informações compõem uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. O mutirão em Monte Carlos segue até nesta sexta-feira (18). Os próximos municípios do cerrado mineiro ainda não foram divulgados.

Com informações do Mapa

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira

 


Últimas Notícias