Tempo seco prejudica qualidade de citros e gera preocupação para a próxima safra

Valores são sustentados pelas maiores médias de comercialização das frutas com melhor padrão

18/10/2019 às 11:43 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), muitas laranjas maduras da safra atual 2019/20 apresentam estarem murchas, miúdas e começando a se cristalizar. Isso se deve ao clima quente e seco, o que prejudicou a qualidade do produto. Assim, os preços permanecem estáveis pelas maiores médias de comercialização das frutas com melhor padrão.

De segunda a quinta-feira desta semana, a pera teve média de R$ 22,34/cx de 40,8 kg, na árvore, crescimento de 3% frente à passada. De acordo com colaboradores do Cepea, as condições climáticas atuais também têm preocupado citricultores do estado de São Paulo em relação à próxima safra. O temor é atribuído as plantas que estão em fase de fixação dos frutos, o pegamento, que serão colhidos em 2020/21, período crítico e influenciado pela disponibilidade de água no solo, temperatura e umidade do ar.

As condições atuais apresentam resultado de queda dos chumbinhos em parte das propriedades sem sistema de irrigação. As chuvas que ocorreram em alguns locais foram pontuais e insuficientes para repor a umidade do solo necessária para o pegamento.

Com informações do Cepea

 

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias