Uma massa de ar frio continua influenciando as condições do tempo nesta quarta-feira (8), mantendo as temperaturas mais baixas em toda a Região Sul, além de Mato Grosso do Sul e dos estados do Sudeste. A atuação desse sistema garante um dia de clima mais ameno nessas áreas, principalmente durante as primeiras horas da manhã e à noite.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a previsão ainda indica maior presença de nuvens e ocorrência de pancadas de chuva. A instabilidade é provocada pela umidade que avança do oceano em direção ao continente, favorecendo precipitações isoladas ao longo do dia.
No interior do Brasil, o cenário é diferente. A predominância de uma massa de ar quente e seco mantém o tempo firme e as temperaturas elevadas. Durante a tarde, o calor ganha intensidade, acompanhado por baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente em Mato Grosso, Goiás, Tocantins e no interior do Nordeste, onde o tempo seco persiste há várias semanas.
No Nordeste, a maior parte da região terá predomínio de sol. As pancadas de chuva mais intensas devem ocorrer apenas no norte e no litoral do Maranhão.
Já na Região Norte, a quarta-feira será marcada por instabilidade entre o norte do Amazonas e Roraima, onde há previsão de chuva mais forte. No norte do Pará e no Amapá, também são esperadas pancadas de chuva, porém de forma mais isolada e irregular.
No Acre e em Rondônia, o tempo permanece firme durante todo o dia. As temperaturas sobem gradualmente ao longo da manhã e atingem os maiores valores no período da tarde.
Informações: Climatempo