Mapa autoriza suspensão da vacina contra aftosa no Paraná

Rebanho de 9,2 milhões de bovinos e bubalinos do estado não serão vacinados contra a febre aftosa a partir de novembro

14/10/2019 às 20:02 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Instrução Normativa que autoriza a suspensão de vacinação contra a febre aftosa no Paraná, a partir de novembro, será assinada amanhã (15). A ministra da pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina assinará em solenidade. Desta forma, a partir de novembro, o rebanho de 9,2 milhões de bovinos e bubalinos do estado não será mais vacinado contra a febre aftosa.

Para avaliar a atuação dos postos de fiscalização nas divisas, o Mapa fará o monitoramento do Paraná e depois reconhecerá nacionalmente o estado como área livre da febre aftosa sem vacinação. Essa fase está no objetivo do país de ampliar as áreas sem vacinação contra a doença até 2026, previsto no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. O chefe da Divisão de Febre Aftosa do Ministério, Diego Viali dos Santos destacou as vantagens da medida. “Sem a vacinação, o produtor paranaense vai economizar cerca de R$ 20 milhões por ano, valor equivalente a aquisição apenas da vacina”.

Trânsito de Animais

No cenário de trânsito de animais, não haverá modificações, assim como no de produtos e subprodutos de origem animal provenientes ou destinados ao Paraná até 31 de dezembro deste ano. Entretanto, a partir de 2020, será proibido o ingresso de animais vacinados, bovinos e bubalinos, no Estado do Paraná. Após esse período, quando ocorrer o reconhecimento nacional de estado livre da doença sem vacinação, as demais regras de trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa e seus produtos passará a vigorar conforme legislação vigente.

Com informações do Mapa


Últimas Notícias