Atividades de semeio da soja avançam no Paraná e Centro-Oeste

Produtores estão retraídos na comercialização diante da incerteza sobre a produção global

15/10/2019 às 10:30 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o plantio de soja avançou significativamente na semana passada. O principal motivo são as chuvas nas principais regiões produtoras, principalmente no Paraná e no Centro-Oeste. Entretanto, as atividades estão em ritmo mais lento na região Sudeste do Brasil, devido à baixa umidade do solo.

Apesar das irregularidades climáticas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima produção nacional de 120,39 milhões de toneladas de soja, na temporada 2019/2020. Os números são 4,7% maiores que na temporada passada, além de serem recordes. 

A produção da oleaginosa nos Estados Unidos foi reduzida, a motivação principal é que o clima desfavoreceu praticamente todo o ciclo do grão. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontou produção de 96,62 milhões de toneladas, um valor de 2,27% inferior ao estimado em setembro, com expressivos 19,82% abaixo da safra 2018/2019. 

No cenário da comercialização, produtores brasileiros estão retraídos nos negócios, diante das incertezas em relação a produção global. Os produtores esperam obter maior receita nas vendas nos próximos meses. 

Com informações do Cepea

*Texto com sueprvisão de Douglas Ferreira


Últimas Notícias