Dia Mundial do Ovo: Setor teve produção histórica no segundo trimestre de 2019

São Paulo é o estado que mais produz, responsável por 28,9% do total nacional

11/10/2019 às 07:00 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta sexta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial do Ovo. O alimento rico em proteína, teve produção nacional em 4,4 bilhões de dúzias em 2018, segundo informações da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor produzido no ano cresceu 5,4% no comparativo com 2017, consolidando a maior na série da pesquisa e gerando um rendimento de R$ 14,0 bilhões.

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Agropecuária, Pesquisa da Pecuária Municipal 2018.

No cenário deste ano, o segundo trimestre de 2019 registrou crescimento na produção de ovos de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado, batendo recorde da série histórica. As informações são da pesquisa Estatística da Produção Pecuária realizada pelo IBGE, foram produzidas 942,45 milhões de dúzias de ovos de galinha. O valor na produção foi de 62,91 milhões de dúzias a mais que no mesmo trimestre de 2018, com São Paulo na liderança e responsável por 28,9% do total nacional.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as perspectivas para os produtores do alimento são favoráveis para 2019, com uma expectativa de consumo per capita de 230 unidades, contra 212 unidades em relação ao ano passado. Além disso, a associação afirma que a expectativa na produção é de até 10% a mais com relação ao valor do ano passado. 

Semana do Ovo

Durante esta semana, de 7 a 11 de outubro, o Instituto Ovos Brasil realizou a Semana do Ovo. O objetivo do projeto é levar informação, promover o consumo de ovos no Brasil e esclarecer mitos sobre o alimento. A Semana busca ampliar a conscientização sobre o potencial nutritivo do ovo.

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira


Últimas Notícias