Produtividade da agropecuária brasileira supera média de crescimento de países como China e Estados Unidos

Estudo reúne dados entre 1975 e 2018

07/10/2019 às 18:36 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O setor da agropecuária teve média de crescimento entre 1975 a 2018 de 3,36% ao ano, de acordo com dados do estudo da Produtividade da Agricultura Brasileira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O resultado é maior do que em países como Argentina, Austrália, China e Estados Unidos. O país norte-americano apresenta média de 1,38%, por exemplo.

Nessa série histórica, o estudo apresenta o produto da agropecuária com incremento de 3,81% e o de insumos em 0,44%. Os principais fatores para os ganhos de produtividade são os investimentos em pesquisa, adoção de novos sistemas de produção, melhorias em infraestrutura, incluindo estradas e escoamento da produção para o exterior por portos do Norte do país e aumento da capacidade portuária de Paranaguá (PR) e Santos (SP), e instrumentos adequados de política agrícola.

O cenário de crescimento da produtividade está ligado, sobretudo, à mão de obra mais qualificada e à eficiência no uso de máquinas e implementos, com ganhos de qualidade e treinamento para a realização das operações.

Por outro lado, o crescimento teve queda entre 2014 e 2018, que representa os últimos cinco anos da série histórica. A desaceleração é atribuída a fatores climáticos, como secas que afetaram principalmente a produção de grãos. Além disso, os anos de 2016 e 2018 ganham destaque, tendo em vista as safras de arroz, milho e algodão fortemente afetadas. O desempenho econômico foi outro motivo que forçou o baixo crescimento.

Com informações do Mapa

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias