Foi publicada hoje, (07), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 197 de 3 de outubro de 2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que dá início a consulta pública, pelos próximos 60 dias, sobre a minuta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Minas Meia Cura. O termo tem como objetivo estabelecer os parâmetros que o produto precisa atender para ser reconhecido como tal.
Termo beneficiará consumidores e produtores.
Foto: Divulgação Mapa
Com fabricação originária em Minas Gerais, o Queijo Minas Meia Cura é tradicionalmente brasileiro e hoje é produzido em vários estados do país. Com os padrões de qualidade estabelecidos, o consumidor saberá identificar o que aguardar quando comprar o queijo, e o produtor poderá atender aos requisitos que a fiscalização exigirá do seu produto, segundo os técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa.
Outras consultas
O Mapa realizará novas consultas públicas, ainda durante a semana, para os regulamentos técnicos de identidade e qualidade para o queijo minas padrão, o queijo provolone, o queijo ricota, o queijo cremoso ou cream cheese e para sobremesa láctea. As consultas também ficarão abertas para receber as sugestões da sociedade.
Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira