“Previsões meteorológicas servem para nos dar um norte, mas não para fazer a gente apostar em alguma coisa”

Presidente da Aprosoja MS faz recomendações para a semeadura da soja

04/10/2019 às 14:04 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em entrevista exclusiva ao Canal do Boi em comemoração aos cinco anos do programa Agricultura BR, na próxima terça-feira (08), o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), André Dobashi, afirmou que para a safra 2019/2020, os números têm como base as condições de safras anteriores e o que espera-se para a próxima. “A nossa expectativa é que a produtividade gire em torno de 52 sacos por hectare, o que vai gerar ai uma produção de aproximadamente 9.8 milhões de toneladas” ele afirma. 

Sobre a expectativa de chuva para as áreas onde há cultivo de soja, Dobashi diz que as previsões servem para nortear o produtor, mas não para apostas. Segundo ele, a recomendação é observar a umidade do solo. “Solos mais arenosos precisam de uma umidade mais constante, mais uniforme para garantir a germinação da semente”, explica. 

O presidente da Aprosoja diz que é preciso se atentar a umidade, distribuída ao logo do perfil do solo por 20, 30 centímetros, para a garantia de boa germinação.  “E também nunca esquecer que mais importante que isso é usar uma semente que tenha um ótimo vigor, que é a capacidade da semente em resistir a essas diferenças de temperatura e umidade”, afirma.

Agricultura BR comemora cinco anos de programa na próxima terça-feira.
Foto por: Naira Pache

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias