Publicado registro de dez defensivos biológicos e orgânicos

Ato foi divulgado hoje no Diário Oficial da União

03/10/2019 às 10:02 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi publicado nesta quinta-feira (3) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Diário Oficial da União, o Ato nº 70, com o registro de 10 defensivos agrícolas biológicos e orgânicos. Os produtos podem ser trabalhados na agricultura orgânica quanto na tradicional. Com esta publicação, o total de produtos biológicos e orgânicos registrados em 2019 chega a 24.

Dois defensivos biológicos à base dos organismos Heterorhabditis bacteriophora e Hirsutella thompsonii, são inéditos no Brasil. O primeiro destina-se a enfrentar a larva-alfinete, praga que causa muito prejuízo para a cultura de batata. No caso do produto à base de Hirsutella thompsonii, o uso será no controle do ácaro rajado, praga que prejudica diversos cultivos como de soja, feijão, milho e algodão, além de frutas como morango, maçã, pera, uva, maracujá, melancia, abacaxi e cacau. 

Foram publicadas também as concessões de registro de 41 produtos genéricos. A intenção é aumentar a concorrência no mercado e baixar o preço dos defensivos, o que diminui o custo de produção. Do total de produtos registrados em 2019, 359 são produtos genéricos e 23 à base de ingredientes ativos novos de origem químico ou biológica. Segundo a legislação, quando o período de patente termina, outras empresas podem registrar produtos à base de uma determinada substância que anteriormente tinha a distribuição monopolizada. 

 

Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias