Inseminação artificial aproveita ao máximo os cios das matrizes

Período de monta começa nas fazendas

25/09/2019 às 12:20 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Todos aqueles pecuaristas que fazem um programa ambicioso de produção animal começam nesta época do ano, a prática da estação de monta nas fazendas. Na Inseminação Artificial (IA) é usado sêmen que foi congelado, na etapa é verificada a vaca em cio. Mas como saber se a fêmea está pronta para ser inseminada? Isso é fácil, basta analisar se a mesma aceitou monta de outra vaca ou de um touro rufião, aquele que atiça a fêmea para outro touro cruzar. Identificado o cio é o momento de inseminar.

Desde que se descobriu o glicerol, técnica de congelamento de sêmen, o procedimento já foi muito utilizado, porém de uns os anos pra cá, tem sido menos recorrido, por conta da introdução da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), biotecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço.  

A IATF foi desenvolvida para inseminar um grande número de animais sem a necessidade de observação do ciclo estral, o que contorna a principal falha da inseminação artificial.

A técnica fundamenta-se na sincronia dos períodos férteis das fêmeas bovinas, para inseminar o maior número em horários agendados com uma boa taxa de concepção.


Últimas Notícias