
Os laticínios e estabelecimentos sob inspeção sanitária captaram 6,78 bilhões de litros de leite cru no Brasil durante o primeiro trimestre de 2026, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O volume representa um aumento de 2,6% em comparação com o mesmo período de 2025. No entanto, frente ao último trimestre do ano passado, a captação registrou queda de 8%, movimento considerado comum em períodos de menor oferta.
Minas Gerais manteve a liderança nacional na aquisição de leite, concentrando 23,5% de toda a captação do País. Paraná aparece na segunda posição, com 15,6%, seguido pelo Rio Grande do Sul, responsável por 13,5% do total.
Apesar do crescimento no volume captado, os produtores receberam menos pelo leite. O preço médio pago pelo litro de leite cru foi de R$ 2,24 no primeiro trimestre deste ano, valor 18,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.
Na comparação com os últimos três meses de 2025, entretanto, houve uma leve recuperação nos preços, com alta de 1,4%, indicando uma melhora gradual na remuneração ao produtor.
Fonte: Estadão