O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana divulgou os dados brasileiros de carne bovina. Nestes seis primeiros meses, a produção nacional somou 3,91 milhões de toneladas de carcaça e volume 3,89% maior do que foi visto no mesmo período do ano passado. A produção da proteína foi de 722,19 mil toneladas de carcaça, em Mato Grosso. O valor foi a maior quantidade já registrada na série histórica que iniciou em 1997 e corresponde a um montante 17,66% superior ao do 1º semestre de 2018.
A produtividade do estado e o aumento de abates impulsou o cenário de alta. Em todas as categorias bovinas, desde o começo da série, a média do incremento por carcaça foi de 2@. Dessa forma, com a demanda interna praticamente estagnada, são essenciais os envios ao mercado externo para escoar a maior produção e sustentar os valores do setor.
Boi e Vaca Gorda
As cotações do boi gordo e da vaca gorda encerraram a última semana com um acréscimo de 0,66% e 0,38%, respectivamente, comparado com a semana anterior. A oferta restrita continua influenciando este cenário.
Oferta de animais
A diminuição recorrente de oferta de animais influenciou a queda média da escala. Em comparação com a semana passada, a queda foi de 0,22 dia e fechou em 5,82 dias.
Abate
O diferencial de base MT–SP aumentou no comparativo semanal, devido à maior valorização da arroba paulista. A escassez de animais está mais intensa em São Paulo, resultando no aumento de envios interestaduais de animais de MT para abate em SP.
Mercado
A relação de troca boi e bezerro melhorou 1,00%, ligada à valorização da arroba do boi gordo e estabilidade do mercado de reposição.
Com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea)
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira