Secretaria de Pesca prevê seguro rural para aquicultura em 2020

Anúncio da proposta foi feito no congresso internacional sobre o setor

24/09/2019 às 16:44 atualizado por Rafaela Flôr* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante o congresso internacional International Fish Congress & Fish Expo Brasil, realizado em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 17 a 19 deste mês, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por iniciativa da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e Secretaria de Política Agrícola (SPA), esteve em um debate sobre gestão de risco e contribuições para viabilizar o seguro aquícola.

O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, e o diretor do Departamento de Gestão de Riscos, Pedro Loyola anunciaram que a SPA irá encaminhar proposta que requer recurso específico para o seguro aquícola em 2020. O intuito é gerar interesse no mercado para que companhias seguradoras o ofereçam para ampliar os canais de distribuição de corretores, cooperativas e instituições financeiras que atendam a cadeia produtiva. 

Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), haviam 455.541 estabelecimentos de criação de peixes e criações em 2017, mais de 95% são de pequeno porte. Este seguro garante estabilidade do fluxo de caixa e de renda dos produtores, eficiência de produção e produtividade pela utilização de tecnologias, assim o Brasil tem chances de se tornar um país competitivo e exportador de pescado de aquicultura.

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira.


Últimas Notícias