Grau de sustentabilidade das fazendas no Pantanal poderá ser avaliado com novo software

Ferramenta é resultado do trabalho de parceria entre a Embrapa Pantanal e Informática

24/09/2019 às 10:35 atualizado por Thalya Godoy* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na unidade Pantanal em parceria com a Embrapa Informática, a ferramenta “Fazenda Pantaneira Sustentável” tem como objetivo medir o nível de sustentabilidade da atividade agropecuária na região do bioma pantaneiro. O funcionamento será por um software de lógica difusa (fuzzy), em que permitirá analisar as propriedades rurais, com base em indicadores definidos em três dimensões: ambiental, econômica e social.

O FPS está em processo de implantação no estado de Mato Grosso e, posteriormente, chegará em Mato Grosso do Sul. Os produtores poderão aderir de forma voluntária a ferramenta. O software é adaptável a qualquer bioma e a expectativa é que seja levado para outras regiões e, futuramente, para fora do país.

A economia ligada ao Pantanal fundamenta-se no gado de corte, criado em grandes propriedades de maneira extensiva. Com o FPS, serão analisadas, por exemplo, condições de estrada, educação e saúde, entre outras condições que podem afetar uma propriedade rural. Além disso, avaliará também aspectos relacionados diretamente à responsabilidade do produtor rural.

Reconhecido como berço da pecuária, com a ferramenta espera-se expandir o potencial produtivo da região pantaneira, com a expectativa que os dados obtidos incentivem a produção sustentável, gerando lucratividade com preservação dos recursos naturais da região.

Com informações do Mapa

 

*Texto supervisionado por Douglas Ferreira


Últimas Notícias