Foto: Vlamir José Rocha
Nova página do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) foi lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é apresentar a relevância de combate a doença. Com a reformulação, o usuário poderá acessar a página do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que possui informações sobre a raiva.
Será possível também saber como deve ser feito o aviso dos casos, os endereços dos locais de notificação e um mapa com as informações de contato das Superintendências Federais da Agricultura nos estados e dos serviços veterinários estaduais. Além disso, estarão disponíveis as medidas a serem tomadas em ocorrência de suspeita de raiva e para onde devem ser destinadas as amostras para o diagnóstico da enfermidade.
A raiva é uma doença transmitida pelo morcego hematófago, que possui como habitat, geralmente, fendas, cavernas, árvores e construções. O animal pode atacar bovinos, suínos, equinos, caprinos e ovinos. Entre os sintomas da doença estão paralisia, isolamento, aumento da sensibilidade, salivação abundante e dificuldade de engolir.
A nova página celebra também o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, comemorado no dia 28 de setembro. A data foi estabelecida em homenagem a Louis Pasteur, em 2007, o responsável por desenvolver a primeira vacina eficaz contra a doença.
Com informações do Mapa
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira