11/06/2026 às 17:51 atualizado por
Tânia Rabello
- Estadão |
Siga-nos no
São Paulo, 11 - O governo de São Paulo anunciou, em nota, a criação do primeiro projeto-piloto de captura e armazenamento de carbono biogênico (BECCS, na sigla em inglês) voltado ao setor sucroenergético, sobretudo cana-de-açúcar. A iniciativa foi formalizada ontem, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp).
Segundo a Semil, na nota, o novo Centro de Tecnologias para Captura e Armazenamento de Carbono Biogênico desenvolverá pesquisas e tecnologias para capturar o dióxido de carbono (CO2) gerado na produção de bioenergia a partir da cana-de-açúcar e armazená-lo de forma permanente. A proposta é contribuir para a remoção de gases de efeito estufa da atmosfera, gerar créditos de carbono e apoiar a descarbonização da economia.
O projeto integra a estratégia climática do Estado de São Paulo e busca fortalecer a transição para uma economia de baixo carbono, com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade. De acordo com o governo paulista, o setor sucroenergético é considerado um dos mais promissores para a aplicação da tecnologia BECCS, por combinar a produção de energia renovável com potencial de remoção líquida de emissões.