A Obstrução recorrente das vias aéreas (ORVA) que anteriormente era chama de doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença alérgica em que o equino desenvolve alergia a poeira, pollen ou o pó de serragem que pode ser encontrado nas baias dos cavalos.
Professor e médico veterinário, José Henrique Saraiva Borges explica como a doença funciona “Dentro do pulmão do animal, os broncos começam a diminuir de tamanho, dificultando a passagem do ar e a respiração”. Além disso, nos animais de esporte a queda de performance diminui, em casos graves o animal pode ir a óbito por insuficiência respiratória, afirma o professor.

Foto: Canal do Boi
As altas temperaturas também podem ser um fator agravante para a ORVA, as queimadas deixam o ar mais poluído e predispõe maiores problemas respiratórios nos animais. “Se o cavalo estiver em crise precisamos usar anti-inflamatório e broncodilatadores. Para os animais de esporte é importante o tratamento continuado e o principal, identificar de onde vem o problema para tirá-lo desse fator” conclui.