Canal do Boi parabeniza médicos veterinários

Profissão tem como missão promover saúde e bem-estar animal integrado à população

09/09/2019 às 10:41 atualizado por Rafaela Flôr - SBA | Siga-nos no Google News
:

Elaborado por: Rafaela FlôrHoje, segunda-feira (9), comemora-se o dia do médico veterinário. Ele é o profissional responsável por manter a saúde bem-estar dos animais. E também atua na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população. Para exercerem sua função, os médicos veterinários devem possuir o diploma de Graduação em Medicina Veterinária e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do seu Estado.

Estes profissionais atuam em clinícas de animais de pequeno e grande porte, inspecionam produtos de origem animal na Vigilância Sanitária e na Defesa Sanitária. Trabalham, também, em zoológicos, em laboratórios de controle microbiológico e físico-químico de alimentos, em biotérios, em centros de pesquisa da saúde. Os médicos veterinários podem ser consultores, peritos criminais, responsáveis técnicos de indústrias, atuar em laboratórios de análise de solo e água. E ajudam na produção de vacinas e medicamentos para animais, em melhoramento genético, produção animal e marketing de produtos pet.

Em entrevista ao Canal do Boi, o médico veterinário e mestre em Ciências Veterinárias, Thiago Pantoja diz que a profissão envolvida com o agronegócio é importante para integrar a saúde animal e a saúde da população durante a produção de alimento. "O médico veterinário assegura, de diversas maneiras, que a gente consiga produzir um alimento de qualidade, um alimento livre de contaminação. E faz com que a população ganhe com alimento saudável e de qualidade".

Para Pantoja, é gratificante trabalhar na área e poder contribuir com a saúde dos animais e garantir o bem-estar, tanto da população quanto para os próprios animais e protegê-los de maus-tratos. "A gente preza por isso, por essa profissão que prega muito a sustentabilidade, o amor aos animais. E poder garantir, tanto a sustentabilidade aos animais, como ao meio ambiente. É muito gratificante para nós, veterinários".


Últimas Notícias