Observatório da Agropecuária Brasileira é inaugurado pelo presidente e ministra

Ferramenta facilitará acesso a dados para elaboração de políticas para setor agropecuário e tomada de decisões

05/09/2019 às 17:31 atualizado por Pâmela Machado* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quinta-feira (5), foi inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Tereza Cristina, o Observatório da Agropecuária Brasileira na sede do Ministério. O objetivo do projeto é oferecer a gestores acesso a informações para tomada de decisões e criação de políticas públicas para o setor agropecuário. O observatório foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A iniciativa vai permitir o acompanhamento e gestão integrada dos dados produzidos por diferentes unidades do Mapa e de outros ministérios que tenham projetos relacionados a diferentes cadeias produtivas e setores da agropecuária. A ferramenta faz parte do Portfólio de 18 Projetos Estratégicos da gestão atual do Mapa, que visa ampliar a competitividade e produtividade da agropecuária brasileira.

O observatório funcionará em uma sala no edificio-sede do Mapa e contará com tecnologia de Ponta. Segundo o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, o benefício a curto e médio prazo é realizar a política pública em torno dos dados consolidados pela iniciativa e a longo prazo o uso dos dados pelo cidadão. Os dados serão organizados por uma equipe multidisciplinar formada por agrônomos, analistas ambientais, especialistas em georreferenciamento e assessoramento, entre outros.

Fonte: Mapa

*Texto com supervisão de Douglas Ferreira


Últimas Notícias